Objetos de valor de vítimas que foram roubados por criminosos e que acabaram recuperados pela Polícia Civil — Foto: Divulgação/ Polícia Civil de SP (Foto: reprodução )
Redação com g1 SP
Uma quadrilha especializada em invadir, roubar e furtar mansões e apartamentos de luxo em Alagoas e em municípios dos estados do Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo foi desarticulada nesta quarta-feira (03) pela Polícia Civil de São Paulo.
A operação, denominada Lógos, prendeu quatro criminosos na capital paulista e apreendeu diversos bens de luxo, como joias, relógios, bolsas e tênis de marcas importadas.
Além dos detidos em São Paulo, outros dois membros da quadrilha já estavam presos em Alagoas há cerca de um mês, acusados de roubos a residências em Maceió.
De acordo com as investigações, a quadrilha agia de forma meticulosa, utilizando as redes sociais para selecionar suas vítimas. Eles buscavam perfis que demonstravam ostentação de bens e estilo de vida luxuoso. Após a escolha, os criminosos realizavam um levantamento detalhado das vítimas, incluindo informações como salários, veículos e hábitos.
Um dos integrantes da quadrilha era responsável por obter os números de telefone fixo das vítimas. Através de uma central telefônica clandestina disfarçada de serviço de telemarketing, eles monitoravam as rotinas das vítimas para identificar os momentos em que as residências estariam vazias.
O objetivo principal era invadir os imóveis quando estivessem desocupados, mas em alguns casos, os criminosos não hesitaram em ameaçar as vítimas presentes. Para entrar nas mansões e apartamentos, o grupo utilizava carros com placas clonadas e ferramentas específicas, além de armas de fogo para intimidar as vítimas.
Os quatro criminosos presos em São Paulo foram indiciados pelos crimes de roubo, furto e associação criminosa. A Polícia Civil investiga a participação de outros indivíduos na quadrilha e busca identificar as vítimas dos crimes em diferentes cidades.